12.1.09

o avesso

Na madrugada de 10 de janeiro sonhei com um bicho que não existe e que se disfarçava de gato. Mas o jeito que o bichano andava estranhava nos olhos: desfilava-se com as partes internas visíveis, os ossos cartilagens vísceras músculos nervos se mantinham coesos em forma de corpo felino sem pele. Todas as intimidades vermelhas expostas sem constrangimento: primeiro porque os gatos não se constrangem, segundo porque entranhas temos todos nós.

Era bonito vê-lo ao contrário. A mim também interessa me desvestir dessa pele e estar do avesso em molde humano. Acho que a conversa entre a carne e o ar é de natureza semi-incendiária, é provável que arda um tanto, porque a gente nesse uniforme de epiderme se distancia um pouco do voo livre e se mantem sempre em temperatura segura.

No dia seguinte li um capítulo d'um livro moçambicano em que um velho de desossava para descansar; pendurava o esqueleto em uma árvore e quedava invertebrado feito molusco a sentir as carnes flácidas.

Talvez seja mesmo importante que cada criatura desmostrasse alguma coisa de quando em quando - revelando a si , em uma primeira espiada, de jeito grotesco; mas, diante de um olhar sensível, de jeito sincero. Eu sem casca pronunciaria esse rubro intimo igual o pseudo gato que me visitou o sono, que alguns até veem mas não são muitos. A pele faz o filtro do rosa, do marrom, do amarelo, mas é muito mais livre se revelar vermelho.

5 comentários:

André e seus Caldos de Cana disse...

cassandra, se eu pudesse te dar um conselho, seria: NÃO VOLTE PRA SÃO PAULO, FIQUE NA BAHIA. (estou em são paulo, arrependido...)
beijão

Anônimo disse...

vou na linha do amigo de cima, não volte pq esse seu texto foi incrível, a bahia que te deixa do avesso. a bahia é avesso. o sertão, então....

Raphael Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Me dá um pouco do que vc anda tomando que deve ser bom pra caramba!!! kkk

Anônimo disse...

Bem, só li 1 mês depois, mas pois é, não é? E tem gente que estuda 5 anos e ainda se propõe a passar o resto da vida dizendo que o nosso interior seja obscuro/enigmático/psicoqualquercoisa/metafísico.
PFFF... O sonho te mostrou que o lado avesso tem cor de matéria que arde em contato com o ar, combustão quase expontânea.
Beijão!